Depressão Pós-Parto ou Baby Blues?

Posted by:

|

On:

|

A chegada de um bebê na vida de uma mulher traz diversas mudanças físicas, hormonais, psicológicas, de rotina, sociais, profissionais, conjugais e familiares. Diante de tantas mudanças é esperado que a mulher enfrente uma instabilidade emocional transitória (por aproximadamente duas semanas), três dias após o parto, chamada Baby Blues. Os sintomas do Baby Blues são: tristeza, choro fácil, ansiedade, irritabilidade, insônia, alteração de humor, sensação de fragilidade, falta de energia e de confiança. Mulheres que fizeram um acompanhamento psicoterápico durante a gravidez devem dar continuidade após o parto, para se fortalecerem para o enfrentamento dessa fase do Baby Blues e ela não se agrave e evolua para uma Depressão Pós-Parto.

A Depressão Pós-Parto já é um transtorno de humor mais intenso e duradouro, dificultando a mãe de se vincular, cuidar e realizar suas atividades com o bebê. É necessário tratar a causa que gerou esse sofrimento psíquico com a chegada do bebê, que pode ser um gatilho para a revivência de traumas e conflitos vivenciados na infância, na família e na vida dessa mãe. Os sintomas da Depressão Pós-Parto são os mesmos que acontecem no Baby Blues, mas com intensidade e durabilidade maiores.

A psicoterapia irá identificar e tratar as causas da Depressão Pós-Parto, com o apoio da técnica norte-americana de estimulação neuro-sensorial EMDR (Dessensibilização e reprocessamento por movimentos oculares), é o que temos de mais efetivo no tratamento de sofrimentos psíquicos. O tratamento medicamentoso pode auxiliar no alívio dos sintomas, e, com a evolução do quadro clínico no processo terapêutico, é necessário a realização correta do desmame, para evitar a dependência química.

Conte comigo nesse processo de cura e transformação! Com minha experiência clínica irei te apoiar nessa busca do tratamento das causas que estão te impedindo a ter saúde mental, bem estar e qualidade de vida. Agende sua consulta pelo site, forte abraço!

Alessandra Foschetti (CRP 04/36051), Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Educação e Especialista em Saúde Pública.